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Alimentação é a chave para uma boa saúde mental

Alimentação é a chave para uma boa saúde mental
São cada vez mais as evidências científicas de que a alimentação é a chave para uma boa saúde mental



Na hora de cuidar do cérebro, há um termo que deve ser lembrado: a neuro-nutrição. São cada vez mais (e maiores) as evidências científicas de que a alimentação é a chave para uma boa saúde mental e, por isso, torna-se cada vez mais fundamental aprender a comer, ou seja, comer de forma inteligente.

Diz o Daily Mail que novas descobertas provam que os alimentos conseguem ser mais eficazes do que os suplementos vitamínicos frequentemente vendidos, que não passam, afinal, de componentes químicos com esperanças estampadas nos rótulos – deixando, muitas vezes, a eficácia aquém do desejado.

Azeite
Alimentação é a chave para uma boa saúde mental
O que faz? Ajuda a resolver mais facilmente os problemas, aumentando a concentração, capacidade e produtividade.
Dose diária recomendada: três colheres de sopa de azeite virgem extra por dia.
Nota: o azeite deve ser consumido no seu estado natural ou após ser cozinhado em lume não muito alto, sob a perna de algumas das suas propriedades se perderem.

Citrinos
Alimentação é a chave para uma boa saúde mental
O que fazem? Melhoram a capacidade percetiva, afastando os riscos de lesão cerebral.
Dose diária recomendada: uma fruta cítrica por dia é o essencial, contudo, o dose diária pode ser reforçada com mais uma metade.

Noz
Alimentação é a chave para uma boa saúde mental
O que faz? Estimula a produção da proteína protetora do cérebro, além disso, reduz para metade o risco de acidente vascular cerebral. A memória também fica reforçada.
Dose diária recomendada: um punhado de nozes por dia (entre 7,5 e 15 gramas) é o essencial para levar até ao cérebro as gorduras ‘boas’ que são necessárias para o seu bom funcionamento.

Salmão
Alimentação é a chave para uma boa saúde mental
O que faz? Estimula o sentido de aprendizagem, o que pode levar a um Q.I. maior. A memória fica mais eficaz.
Dose diária recomendada: uma porção de peixe por dia é fundamental, com especial preferência para os peixes ricos em ácidos gordos ómega 3 e vitamina D.

Chocolate
Alimentação é a chave para uma boa saúde mental
O que faz? Ajuda a pensar e melhora na recuperação de um acidente vascular cerebral.
Dose diária recomendada: de acordo com o Daily Mail, não existe uma quantidade definida, contudo, é importante que o chocolate seja composto por 70% de cacau cru e que as pessoas tenham consciência das consequências de um consumo abusivo.

Frutos vermelhos
Alimentação é a chave para uma boa saúde mental
O que fazem? Melhoram a aprendizagem, a concentração e a memória. Têm um efeito quase imediato, sendo recomendado o consumo momentos antes de testes.
Dose diária recomendada: um punhado de cada um destes frutos (seja amoras, mirtilos, framboesas, groselhas, cerejas ou morangos – neste caso 7).

Vinho, café, grãos integrais e carne de vacaAlimentação é a chave para uma boa saúde mental
O que fazem? Contribuem para um cérebro mais perspicaz, atento e apto para recordar memórias e executar pensamentos mais rápidos.
Dose diária recomendada: uma vez que se tratam de alimentos com alguns ‘contras’, é importante incluí-los de forma moderada na alimentação, não excedendo a dose diária de vinho, os dois ou três cafés por dia e o consumo semanal de carne de vaca (que não deve acontecer mais do que duas vezes).












Fonte: noticiasaominuto  Fotos: Divulgação

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