sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Olimpíadas de Londres saiba tudo sobre a ginástica olímpica

A ginástica artística, também conhecida no Brasil por ginástica olímpica, é uma modalidade de ginástica onde os atletas realizam um conjunto de exercícios em aparelhos oficiais. Movimentos estes que revelam força, agilidade, flexibilidade, coordenação, equilíbrio e controle do corpo.









Os aparelhos da ginástica artística masculina diferenciam-se dos aparelhos disputados na ginástica artística feminina no seguinte aspecto: enquanto os aparelhos masculinos procuram demonstrar a força e domínio do ginasta, os aparelhos femininos dão um destaque maior à vertente artística e à agilidade.




A ginástica olímpica fundamenta-se na evolução técnica de diferentes exercícios físicos. As provas realizadas pelos homens são: barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto sobre o cavalo, argolas e solo. As mulheres disputam exercícios de solo, salto sobre cavalo, barras assimétricas e trave de equilíbrio.




As competições oficiais de ginástica olímpica são reguladas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG) que estabelece normas e calendários para todos os eventos internacionais. Já as competições nacionais são regulamentadas pelas diversas federações locais. Cabe também à FIG a responsabilidade sobre o Código de Pontuação, a publicação que orienta os ginastas, técnicos e árbitros na elaboração, composição e avaliação das séries em todas as provas.




A ginástica olímpica faz parte dos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição, em Atenas no ano de 1896, e nos Jogos Pan-Americanos desde 1951.
A prática da ginástica olímpica proporciona benefícios como flexibilidade, concentração, coordenação motora, sociabilidade. Conheça mais sobre a ginástica olímpica.











2 comentários:

  1. Essas bailarinas sao lindas

    ResponderExcluir
  2. pessoal eu queria saber se ainda posso começar a fazer ginastica artistica tenho 16 anos e me xamo leonardo bom e um esporte que amo de verdade e faria qualquer coisa pra praticar ele bom quando era pqueno nao sabia falar e meus pais nao imaginavam que ia adorar esse esporte hoje em dia sinto vontade de fazer sera que eu ainda posso o.O

    ResponderExcluir

Leia a seguir
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...